quinta-feira, 27 de maio de 2010

ATIVIDADE 01


QUEM SOU EU COMO PROFESSOR

Trabalhando com Educação Infantil, há nove anos, percebo que aprendi e cresci muito como profissional. A bagagem aumenta constantemente, porém, mais que isso, transforma-se a cada dia, com novos desafios, com novas personalidades, novos conhecimentos.
Uma criança é diferente da outra, cada qual com sua personalidades, sendo assim, é preciso que eu como professora, conheça a individualidade de cada um, respeitando aquilo que possuem dentro de si, conhecimentos que vem de casa, da família onde convivem. Após conhecer a cada um e a suas reações, procuro sempre, instigar a curiosidade dos pequenos antes de contar uma história, cantar uma música, brincar de roda, direcionar brincadeiras e faz-de-contas até a realização de uma atividade em papel. Percebo que sempre que instigados, fica mais fácil interagir com eles, pois sempre respondem com expressões de alegria. E neste mesmo momento, consigo trabalhar as questões de regrinhas, respeito com o amiguinho, fazer silêncio na hora da história, esperar a sua vez, falar baixinho, etc...
É muito interessante, observar como os pequeninos gostam e sabem interagir, sempre querem contar alguma coisa, lembram de muitas situações, surgem magníficos comentários, enriquecendo cada vez mais a minha prática, e para o meu profissional é muito gratificante.
Acredito que o meu conhecimento se transforma e cresce a cada dia, pois com as crianças aprendo e enriqueço o meu profissional, e o mais importante, o meu pessoal, o meu lado afetivo.
Acontecem momentos em minhas práticas, onde percebo que algo precisa ser corrigido ou melhorado, já não me sentindo confortável em ver que determinada tarefa não obteve sucesso, e é nessa hora que repenso e busco outras alternativas e estratégias de trabalho, buscando ajuda com profissionais do meu trabalho, com professores ou com outras pessoas com experiência na mesma área. Isso é muito importante para nós professores, buscar melhorar sempre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário